Cada pessoa que vai à Missa tem suas fraquezas, limitações, pecados e erros. Somos seres humanos, não somos perfeitos. Somente Deus é perfeito.
O Ato Penitencial é um momento para cada um olhar dentro de si mesmo diante de Deus, reconhecer e confessar os seus pecados e erros. Não basta somente cantar ou rezar o Ato Penitencial, o arrependimento deve ser sincero. É um pedido de perdão que o coração sinta a mudança de vida do caminho errado para o caminho certo e assim, ter a certeza de que está reconciliado com Deus e os irmãos.
Quando em nosso dia-dia temos alguma obrigação a cumprir, nos preocupamos com nossa com nossa aparência. A primeira coisa que se pensa quando vamos sair é "tomar um banho", "ficar limpo", "se arrumar bem!". Quando vamos à Igreja participar da Santa Missa temos que nos preocupar com a limpeza de nosso coração e da nossa mente, pois mais importante que a aparência física, é ter uma alma limpa e livre de qualquer mal e pecado que possa impedir de nos aproximarmos de Jesus.
Assim fazemos no Ato Penitencial: cada um de nós aproveita este momento para reconhecer que somos pecadores e, com verdadeiro e profundo arrependimento pedimos a misericórdia de Deus e seu eterno amor, que pela intercessão de Jesus Cristo nosso Salvador, sempre nos perdoa!
Após recebermos o perdão de Deus, através da invocação do Sacerdote, proclamamos com o coração aliviado o nosso Hino de Louvor e glória pela graça recebida. Assim estamos preparados para participar da Eucaristia.
Atenção: O perdão recebido no Ato Penitencial não significa que não precisamos nos Confessar. Depois de fazer um completo exame de consciência, devemos nos confessar com um Sacerdote, principalmente quando cometemos um pecado grave.