FORMAÇÃO - Celebração Litúrgica


PREPARANDO A CELEBRAÇÃO
PASSO-A-PASSO

1. ORAÇÃO 
(Ao preparar qualquer atividade que seja religiosa, começar com oração!)

2. RETROSPECTIVA, AVALIAÇÃO, COMPARAÇÃO.
Retomar a celebração do domingo anterior: O que mais nos ajudou a rezar, a entrar no mistério? Como foi a participação da assembléia? E os ministérios: leitores, cantores, tocadores... O que não ajudou a celebrar?

3. O QUE CELEBRAMOS?
a. Situar-se no tempo:
ü Tempo Litúrgico (Páscoa, Natal, Quaresma, Advento...?), Festa do Padroeiro, Novena?? Algum evento diocesano ou da Igreja no mundo... Algum evento da cidade, estado, país...
b. Situar-se no espaço:
ü Onde vamos celebrar? Que materiais e objetos temos disponíveis para o uso na celebração?

4. A PALAVRA DE DEUS
ü Ler os textos da Liturgia do Dia (conhecer o mistério que será celebrado)
ü Ler os textos começando pelo evangelho (a primeira leitura está relacionada com o evangelho, o salmo de resposta com a primeira leitura).

5. EXERCÍCIO DE CRIATIVIDADE
ü Colocar em comum as idéias a respeito dos diversos elementos: cantos, dança, entradas, algum símbolo relacionado com o tempo litúrgico ou o evangelho
ü Como serão os ritos iniciais, entrada, acolhida das pessoas novas e visitantes? Qual o canto de entrada? Dos vários elementos dos ritos iniciais, o que destacar? Que elemento omitir?
ü Como serão proclamadas as leituras? Ver qual é o salmo. Quem vai cantar.
ü E as preces, como serão feitas? Seria possível encontrar um refrão, conforme o tempo litúrgico ou evangelho,para que a comunidade possa responder cantando?
ü E os gestos e símbolos ligados à liturgia da Palavra?
ü Organizar o momento de ação de graças/liturgia eucarística (se for missa): Quem vai apresentar os dons sobre o altar? O que vamos cantar? E as respostas da oração eucarística?
ü Há alguma ação simbólica, ligada ao Evangelho do dia, ou da festa?
ü Existem avisos? Quem vai falar? E a bênção final, como será feita?
ü Ter cuidado com os excessos de criatividade.

6. ELABORAR O ROTEIRO
Colocar no papel as idéias para a celebração do dia! - Preparar um roteiro que servirá para os diversos ministérios, seguindo a seqüência da celebração: ritos iniciais, liturgia da palavra, liturgia eucarística, momento de ação de graças e ritos finais.

7. PREPARAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DOS SERVIÇOS
- distribuir as tarefas e preparar bem cada uma das pessoas que vão exercê-las.

IMPORTANTE
- Cada membro da equipe de celebração deve manter comunicação e sintonia COM O PADRE, COM O GRUPO DE CANTO e COM OS DEMAIS MEMBROS DA EQUIPE, para que a celebração seja realmente vivida pela assembléia.
- Ficar atentos a qualquer “erro” na celebração. Ter paciência e calma para continuar agindo e conduzindo a celebração com naturalidade (Lembrem-se: o povo não tem culpa!!!)
- O nosso serviço na liturgia é para que o povo participe ATIVAMENTE da celebração. Devemos nos esforçar para que isso aconteça!

IMPORTANTÍSSIMO
- Atitudes que devemos ter para melhor exercer nosso serviço na liturgia: BOM SENSO, COMUNICAÇÃO, SENSIBILIDADE.
- A missa não tem “dono (a)”. Ela é da comunidade, para a comunidade e com a comunidade. Por isso, celebramos “por Cristo, com Cristo e em Cristo”. Ele é a cabeça e nós os membros.
- Devemos ser responsáveis e comprometidos, amando aquilo que fazemos e o serviço que Deus nos confiou. O que cada um de nós fazemos é para a edificação do Reino de Deus.

Para terminar...
Não preocupar nem apavorar diante dos erros! É impossível celebrar uma liturgia perfeita, pois esta só se realiza no céu. Como aprendemos na catequese e rezamos sempre: “tudo isso é MISTÉRIO da fé!”. Os erros que cometemos nos ajudam a buscar respostas deste MISTÉRIO. Quanto mais buscamos estas respostas, mais aprofundamos nossa fé e participamos da vida em comunidade, celebrando a Palavra e Eucaristia.

Nenhum comentário: