6 de fevereiro de 2012

DICA DE LITURGIA (Parte 3) - O Hino de Louvor - Glória a Deus!

HINO DE LOUVOR

Nos domingos, festas e solenidades, após o ato penitencial a Igreja une sua voz no canto do Hino de Louvor, também conhecido como "Glória". O Hino de Louvor é muito antigo e faz parte da tradição na Igreja. Pelas Orientações do Missal Romano (IGMR nº 50), não pode ser substituido por outro canto de louvor, por mais bonito que seja! 

Muitas pessoas e cantores da missa confundem o sentido deste canto e na hora de escolher a melhor opção para a missa cometem os maiores erros. Não basta a letra do canto ter as palavras LOUVOR ou GLÓRIA que significa que seja um Hino de Louvor para a Missa!
Outro erro comum é escolher um canto que dá glória ao Pai, glória ao Filho e glória ao Espírito Santo. O verdadeiro hino de louvor vai muito além deste significado!


É um hino onde se dá louvor ao Pai, pelo Filho, no Espírito Santo. E sua letra explica bem este significado. Vamos observar as partes do Hino de Louvor e o significado de cada uma:

NO INÍCIO:
"Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo poderoso, nós vos louvamos, vos bendizemos, vos adoramos, vos glorificamos. Nós vos damos graças por vossa imensa glória" 
Cantamos o que cantaram os anjos na noite do nascimento de Jesus e em seguida, reconhecemos que Deus é Rei, Poderoso e por isso nós O louvamos.
A primeira parte reconhece e louva A DEUS!

NO MEIO:
"Senhor Jesus Cristo, Filho unigênito. Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica. Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós! Só vós sois o Santo, só vós o Senhor. Só vós o Altíssimo, Jesus Cristo!"
Continuamos nosso louvor à Deus, mas esse louvor é porque Ele nos deu Jesus, que tira o pecado do mundo, acolhe nossas súplicas e apresenta a Deus, pois está sentado junto dEle. Jesus é chamado de Cordeiro de Deus, assim como João Batista chamou, quando o reconheceu. É chamado de Santo, pois é Santo como Deus Pai. E também é chamado de Altíssimo, pois está sentado junto de Deus, nos altos céus!
A segunda parte reconhece e louva A DEUS, PELO SEU FILHO JESUS!

NO FINAL
"Com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai!"
O Espírito Santo é a 3ª pessoa da Santíssima Trindade: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. O Espírito Santo veio a nós no dia de Pentecostes para animar e fortalecer a Igreja. Quando invocamos o Espírito Santo, Ele vem! Vem e Santifica!
Nosso louvor é Sagrado, pois no final, invocamos o Espírito e concluímos com Amém, sinal de que acreditamos com fé e amor no louvor que cantamos!
A terceira parte reconhece e louva A DEUS, PELO FILHO JESUS, COM O ESPÍRITO SANTO!

Percebeu como o significado vai além de uma simples louvação ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo? Isto ajuda muito na hora de escolher o Hino de Louvor que será cantado na Missa.

Por ser um HINO, deve ser sempre cantado. Imagina se no jogo da seleção brasileira o povo só falasse o Hino Nacional ao invés de cantar? Perderia a graça! Todo hino deve ser cantado!
E sempre festivo e animado!

Esta letra da Liturgia é um pouco complicada para cantar, por isso, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) fez uma letra que tem o mesmo significado, mas com os versos rimados, para facilitar o canto. Veja só:

Glória a Deus nos altos céus! Paz na terra aos seus amados.
A Vós louvam, Rei celeste, os que foram libertados.

Deus e Pai nós vos louvamos, adoramos, bendizemos,
damos glória ao vosso nome, vossos dons agradecemos.

Senhor nosso, Jesus Cristo, unigênito do Pai, 
Vós, de Deus, Cordeiro Santo, nossas culpas perdoai.

Vós, que estais junto do Pai, como nosso intercessor,
acolhei nossos pedidos, atendei nosso clamor!

Vós somente sois o Santo, o Altíssimo, o Senhor
Com o Espírito Divino, de Deus Pai no esplendor!

ENTÃO FICA A DICA: 
Hino de louvor para a Missa, tem que ser uma das duas opções que mostramos aqui! Os outros cantos que falam de glória, louvor e são mais simples, servem somente para encontros, grupos de oração, reuniões. 

Boa celebração!!!!

5 de fevereiro de 2012

5 de Fevereiro de 2012 - 5º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Celebramos hoje o 5º Domingo do Tempo Comum e também a abertura dos trabalhos da Catequese em nossa comunidade. Na Missa de hoje, contamos a presença dos catequistas, que foram abençoados e enviados para a missão de evangelizar.