20 de janeiro de 2012

CRIANÇAS EM MISSÃO (Parte 4)

FESTIVAL DA MÚSICA CRISTÃ

Um convite diferente movimentou a galera do Grupo Sagrado Coração! Foi o convite para cantar no Festival! O grupo que está acostumado a animar as Celebrações da Santa Missa marcou presença no Festival que aconteceu no dia 24 de Setembro, em Três Pontas e animação não faltou! Mais uma prova de que essa galera sabe evangelizar cantando e vai onde for preciso para mostrar, com talento, a arte de cantar  as maravilhas de Deus!
Confira como foi a participação:




18 de janeiro de 2012

DICA DE LITURGIA - A Missa parte por parte

Procissão de Entrada



          A Missa tem início com a PROCISSÃO DE ENTRADA. O documento número 43 da CNBB, sobre a animação da vida litúrgica no Brasil, lembra que "há possibilidade de uma grande variedade nesta procissão. O Missal Romano prevê, se oportuno, o uso da cruz  acompanhada de velas acesas, turíbulo já aceso, livro dos Evangelhos ou Lecionário. Outras circunstâncias poderão sugerir novos elementos como círio pascal, água benta, bandeira do padroeiro numa festa de santo, ramos, cartazes com dizeres, participação de representantes da comunidade (adultos, jovens, crianças)".

          Nas primeiras celebrações da Igreja, a procissão de entrada era muito solene. Era feita, quase sempre, podendo até ser de uma igreja para outra. Com o tempo o presidente da celebração passou vestir sua túnica e outras vestes ali mesmo, diante do altar. Hoje, com a reforma litúrgica promovida pelo Concílio Vaticano II (que completa 50 anos neste ano de 2012!), recuperou-se o valor desta procissão. Em alguns lugares, voltou-se a fazer, inclusive, a procissão de uma igreja para a outra, principalmente no período da Quaresma e Semana Santa. O sentido desta procissão deve ser a caminhada que as pessoas fazem de suas casas até a igreja. A Procissão de Entrada lembra que somos peregrinos neste mundo a caminho da Casa do Pai.

          O grande liturgista, cardeal Giacomo Lercaro, orientava que esta procissão devia ser feita com muita consciência e cuidado, pois não é um simples "símbolo" na liturgia, mas contém uma realidade muito profunda. "Caminhando para o altar, dirigimo-nos para o Cordeiro, que no altar está vivo e triunfante (Ap 5,6). É toda a realidade humana; é o povo que se torna comunidade peregrina, desejando encontrar-se em Deus".

          O Missal Romano nos orienta: "Executado o canto de entrada, o sacerdote, de pé junto à cadeira, junto com toda a assembléia faz o sinal da cruz" (IGMR - Instruções Gerais do Missal Romano, nº28).

          O sinal da cruz foi prática muito comum entre os primeiros cristãos, pois é uma espécie de resumo da fé. Santo Agostinho e São Jerônimo relatam que os cristãos de seu tempo o traçavam na testa, sobre os lábios e sobre o peito. Iniciar a missa com o sinal da cruz  lembra, em primeiro lugar, que a Missa é a memória do sacrifício de Cristo na Cruz e lembra também que participar da missa é um privilégio de quem já foi batizado. Fazer o sinal da cruz no início da missa significa também que a Eucaristia que comungamos na Santa Missa é obra da Santíssima Trindade. 

      Adaptação: Dom Manoel João Francisco - Bispo de Chapecó


Perguntas para reflexão:
1- Qual o sentido da procissão de entrada?
2- Qual o sentido do sinal da cruz no início da missa?
3- Como devemos valorizar este momento do início da nossa Missa?

PARTICIPE COMENTANDO A SUA RESPOSTA NESTA POSTAGEM!

17 de janeiro de 2012

Feliz aniversário!



Neste mês de Janeiro, dia 16, comemoramos o aniversário de mais um dos membros de nossa equipe: Breninho! Ele é um dos instrumentistas que ajuda na animação de nossa missa. E já alguns meses assumiu a coordenação da equipe junto com outros dois.
                                                                 Os coodenadores!

Desejamos à você muitas felicidades, Breno! Que Deus te abençõe. Toda equipe deseja que você continue colaborando na animação de nossa missa por muito tempo ainda.
Confira alguns momentos da festa...


     Só podia ser quem?
 Momento família (e ele)...rsrsrs Só podia ser quem mesmo?
Naquele tempo Parte... rsrs ( atentendo pedidos ai está a foto!)

15 de janeiro de 2012

2º Domingo do Tempo Comum - 15/01/2012

         A missa de hoje começou um pouco diferente... Parecia que não tinha criança para ajudar nos cantos. O motivo só foi descoberto após a proclamação do Evangelho!
         A mensagem da Palavra de Deus hoje, é Jesus chamando seus discípulos. No Salmo, cantamos "Eu disse, eis que venho Senhor, com prazer faço a vossa vontade!' (Sl 39). E na leitura, ouvimos a história de Samuel, que respondeu ao chamado de Deus dizendo "Tu me chamaste, aqui estou!" (1Sm 3,8).
         Pensando nesta mensagem é que fizemos a reflexão do dia. Todos nós que fazemos parte do Grupo Sagrado Coração, seja no grupo de canto, nas encenações ou nas leituras, já fomos chamados por Jesus. Mas ainda tem muita gente para ser chamada.

        Após o Evangelho, tivemos a entrada de Jesus, que chamou cada uma das crianças e jovens que estavam sentados nos bancos da Igreja. Seguiram Jesus e convidaram as outras crianças. Só depois tomaram seus lugares na Liturgia e no Canto, mostrando assim, que aqueles que são chamados realmente fazem a diferença na celebração e na vida da comunidade.

 



A HISTÓRIA DE SÃO SEBASTIÃO

SÃO SEBASTIÃO


Dia 20 de Janeiro comemoramos o Dia de SÃO SEBASTIÃO. Ele é o protetor da humanidade contra a fome, a peste, das pessoas feridas e com doenças contagiosas. É também muito conhecido por ser o padroeiro da agricultura e pecuária, protegendo nossas lavouras de café e animais. 

Para conhecer mais da história deste grande santo da Igreja, baixe o livro de desenhos para colorir... é só clicar abaixo: