27 de janeiro de 2012

DICA DE LITURGIA - A Missa parte por parte

ATO PENITENCIAL


     Cada pessoa que vai à Missa tem suas fraquezas, limitações, pecados e erros. Somos seres humanos, não somos perfeitos. Somente Deus é perfeito. 
     O Ato Penitencial é um momento para cada um olhar dentro de si mesmo diante de Deus, reconhecer e confessar os seus pecados e erros. Não basta somente cantar ou rezar o Ato Penitencial, o  arrependimento deve ser sincero. É um pedido de perdão que o coração sinta a mudança de vida do caminho errado para o caminho certo e assim, ter a certeza de que está reconciliado com Deus e os irmãos.
     Quando em nosso dia-dia temos alguma obrigação a cumprir, nos preocupamos com nossa com nossa aparência. A primeira coisa que se pensa quando vamos sair é "tomar um banho", "ficar limpo", "se arrumar bem!". Quando vamos à Igreja participar da Santa Missa  temos que nos preocupar com a limpeza de nosso coração e da nossa mente, pois mais importante que a aparência física, é ter uma alma limpa e livre de qualquer mal e pecado que possa impedir de nos aproximarmos de Jesus.
     Assim fazemos no Ato Penitencial: cada um de nós aproveita este momento para reconhecer que somos pecadores e, com verdadeiro e profundo arrependimento pedimos a misericórdia de Deus e seu eterno amor, que pela intercessão de Jesus Cristo nosso Salvador, sempre nos perdoa!
     Após recebermos o perdão de Deus, através da invocação do Sacerdote, proclamamos com o coração aliviado o nosso Hino de Louvor e glória pela graça recebida. Assim estamos preparados para participar da Eucaristia.

Atenção: O perdão recebido no Ato Penitencial não significa que não precisamos nos Confessar. Depois de fazer um completo exame de consciência, devemos nos confessar com um Sacerdote, principalmente quando cometemos um pecado grave. 

26 de janeiro de 2012

Pais e Filhos

PAIS E FILHOS: essa é a nova seção do nosso blog.

Esse espaço é para vocês pais, que desde muito cedo acompanham seus filhos na vida de igreja. Tivemos essa iniciativa por dois motivos. O primeiro é para que os pais  tenham a oportunidade de expressar o que sentem ao verem os filhos participando e colaborando em nossas missas. O segundo motivo é para que esses depoimentos e esses pais sirvam de exemplo para outros que pais que ainda não tiveram a mesma iniciativa de incentivar os filhos a  participar conosco.

Para inaugurar este espaço a mãe Roselaine e a vó D. Maria foram as escolhidas. Elas falam um pouquinho da satisfação de verem o Breninho ajudando na animação de nossas missas.

Roselaine mãe do Breninho:

"Meu filho Breno desde pequeno é um garoto iluminado cheio de vida e alegria.
Aos 10 anos começou a participar do coral, na missa das crianças. A primeira vez que o vi tocando na igreja fiquei muito feliz e confiante de que ele seguiria sua caminhada em busca de Deus. O Breno permaneceu no coral aperfeiçoando seu dom, e a cada dia adquirindo responsabilidades maiores e sempre se dedicando para desempenhá-las com carinho. Emociono-me todas às vezes que o vejo cantar o salmo durante a missa.
Breno é o maior presente que recebi de Deus."

D. Maria avó do Breninho:
"Fiquei muito feliz quando o Breno foi convidado para participar do coral. Eu o levava a missa todos os domingos desde que ele tinha três meses. Um dia Rafael, que participava do coral na época, o chamou para cantar. O Breno me perguntou se podia ir e eu disse que sim. Depois de um mês pediram para ele começar a tocar violão e com esta chance foi encontrado o dom que Deus lhe deu.
Quando ele cantou seu primeiro salmo eu fiquei muito contente de ouvir sua voz louvando a Deus. Depois de um tempo ele assumiu a coordenação. Eu fiquei muito alegre, mas avisei que ele teria muitas responsabilidades. Fico satisfeita por este tempo que ele esteve no coral e espero que o Breno continue por muitos anos.Agradeço ao Willian e a equipe pelo apoio que lhe dão nessa caminhada."


Nossa satisfação em ter o Breninho em nossa equipe também é grande. E saber que contamos com a participação e incentivo de toda a sua família é muito bom. Que outras mães e avós, tios tenham essa mesma coragem. de incentivarem  as crianças e jovens para essa bonita missão.

25 de janeiro de 2012

25 de Janeiro - Conversão de São Paulo Apóstolo


Conversão de São Paulo

Galera, vamos conhecer um pouco mais São Paulo Apóstolo.
Ele era inimigo dos cristãos e os perseguia, só que um dia acontece um grande milagre em sua vida, quando ele estava viajando para uma cidade chamada Damasco, Nosso Senhor Jesus Cristo fala com ele, e pergunta“Saulo, por que me persegues?”
A partir deste momento, ele passou por uma mudança radical, mudou seu nome de Saulo para Paulo e se transformou num grande evangelizador e missionário.
Fez várias viagens e escreveu muitas cartas para proclamar as maravilhas de Deus que se manifestou em Jesus Cristo.

Atividade
Clique AQUI e AQUI para imprimir e colorir 2 desenhos do Apóstolo São Paulo

23 de janeiro de 2012

GRUPO SAGRADO CORAÇÃO


É... parece que o Evangelho da Semana passada faz efeito TODA SEMANA! Na abertura do Tempo Comum, refletimos quando Jesus chamou seus discípulos e que hoje chama a cada um de nós para um compromisso com o Reino de Deus. 

Este ano de 2012 começou bem, pois mais crianças e jovens escutaram este chamado e agora já fazem parte do nosso Grupo Sagrado Coração. 
Mais cantores, mais instrumentistas, mais leitores e mais crianças e jovens participando da Santa Missa! Está uma beleza!

VOCÊ TAMBÉM ESTÁ CONVIDADO! 
VENHA PARTICIPAR COM A GENTE!


22 de janeiro de 2012

22 de Janeiro de 2012 - 3º Domingo do Tempo Comum

No último dia 20 comemoramos o dia de São Sebastião. Em nossa Paróquia fizemos a novena dedicada ao Mátir; E hoje, dia 22  a missa para encerramento festa. 

Na celebração, na hora do "teatrinho",  fizemos um narrativa sobre a trajetória do jovem Sebastião. Narramos para as crianças o exemplo de vida e  coragem do jovem guerreiro de Cristo. 
Jovem Sebastião
 Sebastião e os presos
Sebastião e Zoé

As crianças se mostraram interessadas a tudo o que se passava na encenação, próximas ao presbitério para verem atentamente a história.

 Crianças e jovens agora que já conhecem a história do Glorioso Mártir São Sebastião busquemos em seu exemplo coragem para seguirmos Cristo.

São Sebastião, rogai por nós!