5 de junho de 2012

CORPUS CHRISTI


História de Corpus Christi

Corpus Christi é uma festa móvel, que acontece na quinta-feira seguinte ao domingo Santíssima Trindadeque, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. O nome é uma expressão latina, que significa Corpo de Cristo.
Seu significado é a celebração da presença de Cristo na Eucaristia. Para os católicos, é um dia de orações e da presença indispensável na missa.
A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo vem do Século XIII pela necessidade de reforçar a presença real de Jesus Cristo. Em muitos países, aconteciam procissões, percorrendo as principais ruas da cidade.

Corpus Christi no Brasil

No Brasil, a tradição popular manda enfeitar as ruas com flores e serragem de cores vivas, que formam tapetes pelas ruas, com desenhos simbólicos. Isso acontece em quase todas as cidades do país! 
As crianças esperam anciosas essa data, porque geralmente, precisam acordam muito cedo, ainda de madrugada, para ajudar na preparação das ruas antes do início das procissões. Os colégios costumar organizar grupos, que se dividem em diferente áreas da cidade.
O resultado é uma festa de cores e formas em homenagem ao corpo de Cristo. Uma tradição religiosa bastante importante.



CURIOSIDADE:

Veja quando será a Festa de Corpus Christi nos próximos anos

Corpus Christi 2012: 07 de junho
Corpus Christi 2013: 30 de maio
Corpus Christi 2014: 19 de junho
Corpus Christi 2015: 04 de junho
Corpus Christi 2016: 26 de maio
Corpus Christi 2017: 15 de maio
Corpus Christi 2018: 31 de maio

Nenhum comentário: