15 de fevereiro de 2012

ANO LITÚRGICO

Vamos aprender mais sobre o ANO LITÚRGICO. Assim como temos as festas populares, cada uma na sua época, também na Igreja, as festas dos Santos e as Celebrações são divididas em épocas, chamadas Tempos Litúrgicos. Veja só:


O centro do ANO LITÚRGICO é a VIGÍLIA PASCAL, ou seja, a celebração da noite que antecede o Domingo de Páscoa. É a mais bela celebração de todo o ano litúrgico, pois não há fato mais importante que a RESSURREIÇÃO DE JESUS. Mas, o ano litúrgico tem início com o TEMPO DO ADVENTO. Como a data do Natal é fixa (é sempre 25 de Dezembro), as 4 semanas que antecedem o Natal são especiais para nos preparar e celebrar bem o nascimento de Jesus. Com seu nascimento, tem início o TEMPO DO NATAL que vai até a Celebração do Batismo de Jesus. Começa então o TEMPO COMUM, tempo longo muito importante. Dividido em 2 partes, a primeira é mais curta, para conhecermos Jesus. E a segunda é mais longa, com leituras e evangelhos que vão nos mostrando o que Jesus fez, seus milagres e pregações. Após a primeira parte do Tempo Comum, iniciamos o TEMPO DA QUARESMA, 5 semanas antes da páscoa e também a SEMANA SANTA, que tem seu dia mais importante no domingo de Páscoa, abrindo assim, o TEMPO PASCAL. Após o Tempo Pascal, retorna o Tempo Comum, desta vez mais longo e nele celebramos a vida e o exemplo dos Santos além de várias outras festas e solenidades da Igreja. Concluindo o Ano Litúrgico com a Festa de Cristo Rei, começa tudo de novo, com o Tempo do Advento.

DICA:
Clique na imagem do Ano Litúrgico ali em cima, salve no seu computador! Se quiser, imprima e cole no seu caderno da Catequese. Participe das Missas e perceba a mudança de cada Tempo Litúrgico!

Nenhum comentário: