14 de fevereiro de 2012

Processo de Beatificação da "Nossa Mãe" do Carmelo

     O Vaticano permitiu a abertura  do processo de beatificação da Madre Teresa Margarida do Imaculado Coração de Maria, fundadora do Carmelo São José, em Três Pontas. De acordo com o bispo Dom Diamantino, a Congregação das Causas dos Santos enviou um documento certificando que nada impede o início do processo, conhecido como Nihil Obstat. A expectativa é que o processo seja iniciado até o final do ano.
     Madre Teresa Margarida, também conhecida como “Nossa Mãe”, é de Borda da Mata e viveu muito tempo em Cruzeiro, no interior de São Paulo. Tereza Margarida do Coração de Maria nasceu , em 24 de dezembro de 1915, e morreu em 14 de novembro de 2005, 40 dias antes de completar 90 anos, em Três Pontas, município onde viveu 43 anos. “Era uma pessoa muito alegre, gostava de dizer que nasceu cantando, pois chegou ao mundo na véspera do Natal”, conta irmã Vânia, lembrando que a “Nossa Mãe” era irmã de dom João Resende Costa (1910-2007), arcebispo metropolitano de Belo Horizonte no período de 1967 a 1986.
     A Fundação do Carmelo São José de Três Pontas ocorreu a 16 de julho de 1962, ano histórico do quarto centenário de reforma de Santa Teresa de Jesus. Este Carmelo saiu do Carmelo de Santa Teresinha, de Aparecida – SP.
     A fundadora de nosso Carmelo foi nossa saudosa Mãe Teresa Margarida do Coração de Maria, que faleceu em novembro de 2005, em nossa cidade. Ela contou que, durante a novena de Nossa Santa madre, provavelmente no ano 1954 ou 1955, a priora do Carmelo, de Aparecida, Madre Raimunda dos Anjos, chamou-a e falou-lhe que a Diocese da Campanha, através de seu vigário geral, Monsenhor João Rabello de Mesquita , pedia a fundação de um Carmelo , e achava que a única pessoa que poderia assumi-lo seria ela – Nossa Mãe. Ela respondeu-lhe “Três tentações nunca tive na vida: contra minha fé, minha vocação e o desejo de ter algum cargo importante. Mas farei o que a obediência mandar”.
     “Nossa Mãe” faleceu no dia 14 de novembro de 2005. A sua morte causou grande tristeza na cidade, pois suas orações e palavras foram o porto seguro para muitos corações.
     Durante a sua vida de consagrada ela testemunhou em elevado grau a vivência das virtudes da caridade, fé e esperança sendo sempre muito próxima dos pobres seja pela mão estendida ou pelas orações fez doação de seu coração.
(Texto retirado do Site da Paróquia Nossa Senhora Aparecida)
Veja um recadinho escrito pela nossa mãe:
Rezemos a Deus, pedindo pela Beatificação de Nossa Mãe, assim como rezamos até hoje pelo Padre Victor!

Nenhum comentário: